4 Remédios naturais para perda de cabelo

A maioria das pessoas, homens e mulheres, procura ter cabelos abundantes e brilhantes, pois melhora a aparência e proporciona uma imagem melhor. No entanto, muitos têm que combater a perda de cabelo, um dos problemas mais comuns e difíceis de tratar. Oferecemos algumas opções de remédios naturais para queda de cabelo.

Estima-se que existam 100.000 fios de cabelo no couro cabeludo. Destes, é normal que entre 50 e 100 caiam todos os dias  , porém, quando a queda excede esse limite, é hora de começar a tratá-lo, pois pode avançar para um problema maior e atingir a tão temida calvície.

Por que o cabelo cai?

No meio de uma investigação sobre a formação de tumores nos nervos, chamada Neurofibromatose, uma equipe de cientistas fez uma descoberta inesperada que poderia levar à criação de um tratamento para calvície e controle da aparência de cabelos grisalhos.

O estudo, focado em uma proteína chamada KROX20, relacionada ao processo de desenvolvimento nervoso, obteve novos dados, pois esse elemento é transformado em células da pele que levam ao crescimento do cabelo.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de um tratamento que evite  a  perda de cabelo e a descoloração ao longo dos anos, de acordo com um estudo publicado na revista científica ‘Genes and Development’.

Atualmente, muitas pessoas têm que lidar com esse problema de cabelo. Existem muitos fatores que podem desencadear isso;  Entre suas principais causas, encontramos:

  • Efeitos ambientais.
  • Envelhecimento.
  • Estresse.
  • Uso excessivo de tabaco.
  • Deficiências nutricionais.
  • Desequilíbrio hormonal e fatores genéticos.
  • Infecções no couro cabeludo.
  • O uso de produtos químicos para o cabelo e certos medicamentos.
  • Condições como doenças autoimunes, síndrome dos ovários policísticos , anemia por deficiência de ferro ou doenças crônicas.

Remédios naturais para perda de cabelo

Hoje, existem muitos produtos que podem ajudá-lo a lidar com essa condição. Graças a eles, é possível evitar que o problema piore e recuperar a beleza dos cabelos.

No entanto, não é necessário investir grandes somas de dinheiro em tratamentos caros que podem levar muito tempo para trabalhar. Em vez disso, podemos optar por usar esses remédios naturais para a perda de cabelo  que, devido às suas propriedades, também podem ajudar a obter cabelos abundantes e sedosos.

1. Massagem com óleo essencial

Massagens com um óleo essencial para o cabelo são muito adequadas para combater este problema. Isso  aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e fortalece as raízes .

Entre os óleos que podem ser utilizados para esse fim, encontramos o óleo de coco, amêndoa, azeitona, mamona e alecrim. Algumas sugestões para essa alternativa são:

  • Prepare uma mistura de qualquer um dos óleos essenciais com óleo de alecrim . Isso acelera os resultados e traz benefícios importantes para o cabelo.
  • Aplique um pouco de óleo em todo o couro cabeludo e massageie, enquanto aplica uma leve pressão com os dedos.
  • Este tratamento deve ser feito uma ou duas vezes por semana.

2. Feno-grego ou feno-grego

Este ingrediente natural tornou-se popular por sua eficácia no combate à perda de cabelo. Essas sementes contêm estrógenos e outras substâncias semelhantes aos hormônios sexuais femininos  que melhoram o crescimento do cabelo e ajudam a reconstruir os folículos capilares.

Além disso, eles fornecem proteínas e ácido nicotínico , que também ajudam a estimular o crescimento natural dos cabelos. O que você precisa fazer para obter receita com seus benefícios?

  • Mergulhe as sementes de feno-grego em um copo de água durante a noite.
  • Na manhã seguinte, amasse-os em uma pasta.
  • Aplique a pasta em todo o cabelo e couro cabeludo, cubra com uma touca e deixe agir por 40 minutos.
  • Faça este remédio diariamente por um mês.

Pode lhe interessar:  Tratamento caseiro para queda de cabelo

3. suco de cebola

Devido ao seu alto teor de enxofre, o suco de cebola ajuda a melhorar a circulação sanguínea nos folículos capilares; assim, os regenera e reduz a inflamação. É, portanto, um dos remédios naturais mais eficazes para a perda de cabelo.

Outro motivo que confirma essa ideia é que ela  possui propriedades antibacterianas , por  isso combate infecções do couro cabeludo  que podem causar queda de cabelo. A preparação é tão fácil:

  • Extraia o suco de cebola em uma prateleira, coe e aplique diretamente no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem para remover o odor.
  • Outra opção é misturar três colheres de sopa de suco de cebola e duas colheres de gel de aloe vera . Aplique esta mistura em todo o couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos e enxágue.

4. Beterraba

Além de ser muito saudável para o corpo, o suco de beterraba é um bom aliado para a saúde do cabelo, capaz de interromper a perda de cabelo e promover o crescimento saudável do cabelo. Contém carboidratos, proteínas, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas B e C, essenciais para cabelos saudáveis ​​e fortes.

As maneiras de usá-lo são as seguintes:

  • Inclua suco de beterraba em sua dieta;  Você também pode consumir outros sucos, como espinafre, alface, alfafa, cenoura ou mirtilo, entre outros.
  • Para usar o cabelo, deixe ferver algumas folhas de beterraba, amasse-as e depois misture-as com um pouco de hena . Quando uma pasta se formar, aplique-a em todo o couro cabeludo, deixe-a trabalhar por 20 minutos e enxágue com bastante água.

É importante notar que este último tratamento pode alterar o tom dos cabelos, embora seja ideal cobrir os cabelos grisalhos naturalmente.

Como apontamos anteriormente, esses remédios naturais para perda de cabelo estão longe de serem caros e muito menos prejudiciais à saúde. Se você tiver esse problema, poderá experimentar um desses truques e interromper a queda antes que ela se torne irreversível.