PAS tem 2,6% de ausentes no DF; redações falaram de morte, futuro e publicidade

Cerca de 52,3 mil alunos do ensino médio realizaram, neste domingo (3), as provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o Cebraspe – responsável pela organização do exame –, apenas 2,6% dos estudantes inscritos faltaram ao teste. O número corresponde a 1.401 inscrições.

Para cada uma das três etapas, os estudantes receberam propostas diferentes de redação. Alunos do 1º ano do ensino médio tiveram de escrever um texto narrativo pela visão de alguém que descobre estar na última semana de vida – uma ideia inspirada em “As intermitências da morte”, de José Saramago.

Na segunda etapa, a proposta de redação pediu que os alunos entrassem na mente de um androide em 2019, e escrevessem “argumentando, de forma convincente, que não há diferença entre ele e um ser humano”.

Já na etapa 3 – aplicada para alunos que já estão concluindo o ensino médio –, o desafio foi redigir uma carta ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) para defender a retirada de circulação de um anúncio. Para isso, o estudante tinha que escolher uma das peças apresentadas na prova.

Gabarito na quarta
O gabarito preliminar das provas deve ser divulgado nesta quarta (6), e o resultado, em janeiro. Após saberem das próprias notas, os estudantes terão a oportunidade de trocar o curso escolhido inicialmente. O sistema é similar ao adotado no vestibular tradicional da UnB e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No caso de quem faz a terceira etapa, a UnB oferece 4.222 vagas. Destas, 2.112 são para o primeiro semestre e as demais para o segundo. As oportunidades são para os campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal.

Há reserva de vagas para estudantes de escolas públicas (independentemente da etnia e autodeclarados pretos, pardos e indígenas), sistema de cotas para negros e reserva para pessoas com deficiência.

Resultado
Para a terceira etapa, as notas da redação serão divulgadas em 21 de dezembro. Já a primeira chamada é esperada para 22 de janeiro de 2018. O desempenho individual poderá ser consultado em 12 de março.

As demais etapas do PAS poderão acessar suas notas preliminares em 21 de fevereiro e a versão final sairá em 15 de março. Já o boletim definitivo estará disponível em 4 de maio.

 

FONTE: G1/DF


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *