As técnicas e utensílios básicos da culinária vegana

Já falei algumas das técnicas e instrumentos que não podem faltar na sua cozinha. Começamos com o básico e nesta segunda parte subimos de nível.

AS TÉCNICAS E UTENSÍLIOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA CULINÁRIA VEGANA

4. FAÇA LEGUMES GRELHADOS

É a maneira mais fácil de preparar legumes variados e com ele podemos fazer muitos outros pratos, como arroz refogado com legumes.

Existem vegetais que não requerem cozimento prévio , como abobrinha, cenoura, cebola, cebolinha, em geral todos de folhas verdes (espinafre, couve chinesa, couve, couve, etc.) e crucíferos (brócolis, couve-flor, etc.).

Simplesmente corte-os em fatias, cubos ou pedaços médios e coloque-os na panela com uma pitada de azeite em fogo médio-alto e mova-os ocasionalmente para dourar em todos os lugares. Também podemos adicionar temperos e ervas (salsa, tomilho, alho, cebolinha …).

A maioria dos vegetais será feita e dourada em cerca de 5 minutos, uma vantagem que nos permite montar pratos muito completos em menos de meia hora.

Para fazer os legumes grelhados, é importante não colocar apenas óleo , use uma panela antiaderente ou ferro e vire os legumes somente quando necessário. Se mexermos e mexermos constantemente, eles não ficarão expostos por muito tempo ao calor da panela e não dourarão.

Legumes e vegetais mais duros, como batatas e batatas doces, exigem cozimento prévio , que pode ser fervido ou cozido no vapor, e então podemos cortá-los e adicioná-los com o restante dos ingredientes para fazê-los grelhados.

A vantagem de fazer batatas assim é que elas adquirem o sabor tostado de que tanto gostamos em batatas fritas, mas sem a necessidade de fritá-las com bastante óleo.

5. IGNORAR

A melhor coisa a ignorar é poder misturá-los sem movê-los ou cuspi-los com utensílios. É também uma maneira muito rápida de aproveitar os restos que temos na geladeira (por exemplo, arroz, quinoa cozida, milho, macarrão, bulgur, cuscuz, legumes …) com legumes frescos feitos na hora.

Para pular coisas sem sair da panela, é preferível usar panelas com um pouco de borda curvada para cima ou para dentro, para facilitar a trajetória dos pedaços de comida em direção ao centro da panela.

Pular é “pular”, mas isso não significa que temos que levantar a panela e jogar os ingredientes no ar , é apenas um toque do pulso, para que os ingredientes da parte mais distante da panela pulem para o centro. Se repetirmos várias vezes, todas as peças passarão pelo centro, os ingredientes se misturarão facilmente e, finalmente, teremos um prato de ingredientes soltos e suculentos.

Você pode usar os legumes que deseja (lembre-se de que alguns requerem cozimento prévio), de preferência em pedaços médios, puxando pequenos. Por exemplo, cebola picada, alho-poró picado, cogumelos em quartos, aspargos verdes cortados em terços, cenouras em cubos e abobrinha também em cubos.

Você pode adicionar sal e temperos a gosto e, quando estiverem quase prontos, adicionar um pouco de leguminosa ou cereal já cozido (e sem caldo) que temos à mão, como grão de bico ou arroz. Pule tudo junto e se você quiser adicionar uma pitada de molho de soja, refogue para misturar e tirá-lo.

6. VAPOR

É muito simples, você só precisa de uma panela ou panela e um vaporizador de bambu ou metal que caiba sobre ela , com a tampa. Existem muitos modelos para você escolher o que deseja. Também existem panelas a vapor que vêm com seus próprios acessórios e são igualmente úteis.

Na panela, colocamos água, que enche pelo menos metade do recipiente sem tocar no vapor, e colocamos em fogo alto. Sobre a panela, o vapor e os ingredientes, e cubra. Quando ferver bastante, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar até ficarem macios.

Existem ingredientes que demoram mais que outros, por tipo e tamanho. Por exemplo, batatas e batatas doces por cerca de 15 minutos (ou mais, se forem muito grandes), abobrinha, berinjela, brócolis etc., entre 5 e 10 minutos, etc. Verifique seus vegetais e não os deixe ficar macios , retire-os quando estiverem macios.

Você também pode cozinhar os cereais no vapor , embora demorem muito tempo. A primeira coisa é deixá-los de molho (como fazemos com as leguminosas) por pelo menos 4 horas e depois colocá-los bem drenados no vaporizador, em uma musselina (para que eles não coçam na panela). Ele fecha, a tampa é colocada e deixada por 25 a 45 minutos. O arroz geralmente leva cerca de 35 minutos.

7. USE O MISTURADOR

De todos os pratos da cozinha, é quase o mais útil. Com um bom misturador, seja de vidro ou de braço com acessórios, podemos fazer quase tudo:

  • Leites vegetais
  • Batidos: frutas, frutas com leites vegetais …
  • Cremes como o vichyssoise
  • Patê de legumes como hummus
  • Molhos como maionese de legumes
  • Misturas e massas como massa de panqueca
  • Manteigas ou cremes caseiros de nozes (amendoim, nozes, castanha de caju, etc)
  • Gaspacho, salmorejo, ajoblanco, etc., com uma textura muito sedosa
  • Monte sólidos de leite de coco para fazer chantilly de coco
  • Montar cremes vegetais
  • Faça purê de frutas e / ou legumes
  • Faça falafel e outros croquetes à base de legumes embebidos (não cozidos)

Escolha um misturador que seja poderoso e permita que você faça todas essas coisas (que incluem acessórios como hastes de montagem) e faça bom uso.

Você pode fazer hummus por vários dias, abóbora, batata, abobrinha, cenoura, etc., para economizar …